terça-feira, 21 de junho de 2011

Livros: Tecnologia Educacional (politicas, história e propostas)

* A escola, na socieda atual, perdeu o papel hegemônico na transmissão e distribuição do conhecimento. Hoje, os meios de comunicação, especialmente o radio e a televisão,ao alcance da maioria da população, apresentam de um modo atrativo informação abundante e variada.

* As crianças e os adolescentes - predominantes nas regiões mais desenvolvidas - interagem cotidianamente com os novos sistemas de comunicação( televisão, jogos eletrônicos, etc...)vivem-nos como naturais e se socializam em seus códigos, formas cognitivas e valores. chegam à escola com abundante capital de conhecimentos, concepções ideologicas e pré-concepções sobre os diferentes âmbitos da realidade.

* Frente a essa situação, as instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagogicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e osusos tecnologicos.

* Este desafio, no entanto, não é uma responsabilidade exclusiva das instituições. Em uma epoca caracterizada pelo agravamento das desigualdades sociais, aceleração das mudanças tecnologicas, internacionalização dos mercados.
Pag.85

Um comentário:

  1. Oi meninas...
    Muito bom este texto que vocês postara. Realmente o desafio de incorporar as TIC's a todos,sem excluir ninguém, realmente é uma responsabilidade enorme!!
    Beijos
    Bruna Alessandra

    ResponderExcluir