* A escola, na socieda atual, perdeu o papel hegemônico na transmissão e distribuição do conhecimento. Hoje, os meios de comunicação, especialmente o radio e a televisão,ao alcance da maioria da população, apresentam de um modo atrativo informação abundante e variada.
* As crianças e os adolescentes - predominantes nas regiões mais desenvolvidas - interagem cotidianamente com os novos sistemas de comunicação( televisão, jogos eletrônicos, etc...)vivem-nos como naturais e se socializam em seus códigos, formas cognitivas e valores. chegam à escola com abundante capital de conhecimentos, concepções ideologicas e pré-concepções sobre os diferentes âmbitos da realidade.
* Frente a essa situação, as instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagogicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e osusos tecnologicos.
* Este desafio, no entanto, não é uma responsabilidade exclusiva das instituições. Em uma epoca caracterizada pelo agravamento das desigualdades sociais, aceleração das mudanças tecnologicas, internacionalização dos mercados.
Pag.85
Oi meninas...
ResponderExcluirMuito bom este texto que vocês postara. Realmente o desafio de incorporar as TIC's a todos,sem excluir ninguém, realmente é uma responsabilidade enorme!!
Beijos
Bruna Alessandra